sábado, 12 de janeiro de 2013

Série 1 - Filmes - 3º Post


* Romance:



Os filmes do gênero romance podem ser definidos como aqueles cujo enredo se desenvolve em torno do envolvimento amoroso entre os protagonistas. Um dos pré-requisitos do gênero é de que o filme tenha um "final feliz"; contudo, alguns filmes com final triste também podem ser considerados filmes do gênero romântico. São os chamados "star-crossed lovers", os amantes que não conseguem ficar juntos no final do filme, como é o caso de Romeu e Julieta, Titanic, Brokeback Mountain e a animação Pocahontas.
Alguns dos clichês do gênero são o "amor verdadeiro", que se sobrepõe a todos os obstáculos, e o "par perfeito" (que é geralmente mais presente nas comédias românticas).
De acordo com Vítor Manuel de Aguiar, já na Idade Média, o vocábulo "romance" designou primeiramente a língua românica, considerada vulgar por se tratar de uma língua originária do Latim vulgar e não do Latim clássico e já havendo sofrido profundas modificações em relação a este idioma. Só mais tarde é que a palavra "romance" passou a designar um estilo literário dotado de profundo sentimentalismo
Dependendo da importância dada ao personagem ou à ação, ou ao espaço, podemos ter: romance de costumes, romance psicológico, romance policial, romance regionalista, romance de cavalaria, romance histórico, etc.
O público cansara-se do caráter fabuloso e exigia mais verossimilhança, mais realidade. Assim, com o surgimento do Romantismo, o romance, que já havia conquistado seu respeito e autonomia, sofre uma dilatação, um considerável aumento do seu público. Essa dilatação atua como negativa na qualidade da produção romanesca, sugindo assim, novos tipos de romances, entre eles Romance negro ou de terror, que obteve uma forte aceitação no final do século XVIII e nas primeiras décadas do século XIX, constituindo uma das formas romanescas mais apreciadas pelo então dilatado público; e o romance em folhetins, caracterizado pelas numerosas aventuras descabeladas, pelo tom melodramático e pela freqüência de cenas emocionantes, mantendo vivo o interesse do público

TOP 5

1º Ps. Eu Te Amo


2º Cidade dos Anjos


3º A Casa do Lago


4º Ghost do Outro Lado da Vida


5º Cartas para Julieta


Nenhum comentário:

Postar um comentário