sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Série 1 - Filmes - 2º Post

* Ficção Científica:


Desde que o cinema começou, se encontra a ficção científica em filmes. Autores de livros que causaram a curiosidade e a imaginação do mundo sobre temas dessa natureza, como H. G. Wells ou Júlio Verne, chamaram também a atenção de artistas de outras mídias. Orson Welles, como radialista, aterrorizou toda a população de Nova York, interpretando no rádio a história do livro Guerra dos Mundos de H. G. Wells, onde grande parte da população acreditou estar mesmo sendo invadida pelos marcianos. Alguns dos livros desses autores foram interpretados no cinema em preto e branco, como: Viagem ao centro da terra, Da Terra à Lua, A Máquina do Tempo, O Homem Invisível, Vinte mil léguas submarinas,A Ilha do Dr. Moreau, etc. Outros são histórias feitas para o cinema, como o clássico King Kong, embora nesse caso haja uma classificação alternativa como gênero do Cinema Fantástico, já que a história contada não é inspirada propriamente em especulação científica.
Um tema bastante explorado na ficção científica é a da vida inteligente em Marte. Os "marcianos" foram mostrados em diversos filmes estadunidenses nos anos 30 e 40, aludindo a um medo de invasão espacial, surgido desde que foram observados pelo telescópios os famosos canais de Marte.
Nos dias atuais os filmes do gênero estão entre os que alcançam maior índice de bilheteira, confirmando a fascinação das pessoas sobre o que está por vir, ou ainda sobre o que é pura fantasia: E.T., Guerra nas estrelas, O exterminador do futuro, De volta para o futuro ou episódios de Jornada nas Estrelas são alguns dos títulos mais conhecidos.
O conhecimento científico avançado mostra uma fronteira cada vez mais larga sobre o que podemos construir em matéria de ficção científica, deixando uma gama ilimitada de temas que filmes poderão explorar. E como se colocam sempre entre os mais rentáveis, é de se esperar que vejamos cada vez mais a ficção científica na televisão e no cinema.
É interessante observar os temas dos filmes mais populares de ficção, que em geral mostram os anseios e os receios de determinada geração em função de novas tecnologias ou descobertas científicas.


TOP 5

1º Guerra nas Estrelas


2º Eu Sou A Lenda


3º O Exterminador do Futuro


4º Trilogia Matrix


5º Trilogia de Volta para o Futuro



Nenhum comentário:

Postar um comentário