quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Série 1 - Filmes - 1º Post



Bom hoje eu tava pensando (sim, eu tava pensando), e como eu gosto muito, muito mesmo de filmes, resolvi fazer uma série de posts mostrando um pouco da história de cada gênero e os filmes que fizeram história nesses gêneros, um Top 5 de cada gênero
. Espero que gostem dos posts e comentem, deêm dicas de filmes, alguma experiência que já tenham tido vendo filmes, compartilhem histórias, ou digam com que filme de identifica.

* Romance de Cavalaria:

Os romances de cavalaria são de origem medieval, e constituem uma das manifestações literárias de ficção em prosa mais ricas da literatura peninsular. Podemos considerá-las, sobretudo as da matéria da Bretanha (ligadas às aventuras da corte do rei Artur e da Távola Redonda), verdadeiros códigos de conduta medieval e cavaleiresca. Costumam agrupar-se em ciclos, isto é, conjuntos de novelas que giram à volta do mesmo assunto e movimentam as mesmas personagens. De carácter místico e simbólico, relatam aventuras penetradas de espiritualidade cristã e subordinam-se a um ideal místico, que sublima o amor profano.Na Península Ibérica, surge no século XIV o Amadis de Gaula, atribuído a João de Lobeira, mas cuja autoria é ainda incerta, dado que a primeira versão publicada, mais tardia, é em castelhano. Este romance oferece-nos o paradigma do perfeito cavaleiro, destruidor de monstros e malvados, amador constante e tímido de uma donzela, Oriana, a Sem Par, que se deixa possuir antes do casamento e está na origem do chamado ciclo de Amadis, um dos de maiores sucessos na literatura peninsular. Este novo desenvolvimento da matéria da Bretanha foi o ponto de partida para uma frondosa ramificação do romance de cavalaria no século XVI, melhorada e ao mesmo tempo ridicularizada por Miguel de Cervantes em Dom Quixote. É um gênero que retrata contos de grandes heróis, onde todo seu centro se baseia em apenas um personagem principal ou de um povo. Conta tipicamente com grande produção e temas dramáticos.As formas narrativas, por definição, tendem à objetividade. O autor preocupa-se menos em expressar os seus estados de alma do que um poeta lírico. Seu alvo é a criação de um mundo que se pareça – em maior ou menor escala – com a realidade concreta. Ao criar uma história protagonizada por várias personagens, o autor é obrigado a construí-las com um mínimo de diversidade e objetividade, sob pena de transformá-las em projeções repetitivas e fantasmagóricas de sua própria interioridade.

TOP 5

1º Trilogia O Senhor dos Anéis


2º Coração Valente


3º Coração de Cavaleiro

4º Rei Arthur


5º Gladiador



Nenhum comentário:

Postar um comentário